Lesões inflamatórias na articulação do quadril podem evoluir de forma permanente, causando dor que piora com o movimento e melhora com o repouso. Inicialmente, os primeiros sintomas são sutis, caracterizando-se por marcha anormal, limitação de amplitude de movimento e desconforto na região anterior do quadril.
Nessas situações, a dor aparece ou aumenta, surgindo rigidez e dificuldade para a marcha e até um eventual estreitamento da região da frente dos músculos do quadril, tornando o indivíduo com incapacidade mais grave quando outras articulações dos membros inferiores (joelho e tornozelo) estão comprometidas.
Exercícios funcionais de fortalecimento do quadril são parte importante na reabilitação e retreinamento de lesões dos membros inferiores. O objetivo é desafiar os movimentos corporais para restaurar a função da articulação ideal, protegendo estruturas danificadas por sobrecargas excessivas.
Sugerimos e inserimos em nossos programas de retreinamento de lesões, movimentos que vão proporcionar uma melhora na deficiência de amplitude da articulação (exercícios de mobilidade), além, é claro, de exercícios de fortalecimento progressivos do quadril, que incluem tarefas funcionais destinadas à melhoria da capacidade do aluno em realizar atividades da vida diária.