Estudos publicados têm mostrado os danos que o estresse pode trazer na vida das pessoas. Sabe-se que os programas de exercícios físico têm efeitos benéficos na capacidade de lidar com o estresse percebido. Esse termo identifica respostas que são geradas ao confrontar as características do indivíduo a uma situação estressante.
Um estudo proposto por pesquisadores, mostra que, quando existe uma situação potencialmente estressora, o indivíduo avalia a significância e a forma de lidar e tenta identificar as respostas mais apropriadas para aquela situação e os recursos realmente disponíveis. As respostas de enfrentamento são definidas como os esforços contínuos para as mudanças cognitivas e comportamentais, desencadeadas a fim de gerir necessidades específicas fisiológicas e/ou estruturais.
No geral, acredita-se que o exercício ajuda o indivíduo a lidar com as emoções que seguem os estímulos estressantes. Obviamente, o exercício não resulta na eliminação ou modificação do estímulo estressor, mas pode atuar como um regulador da resposta emocional, o que ajuda a atingir um estado de relaxamento pela redução da tensão muscular, quanto como forma de distração. O melhor exercício é aquele que você sinta prazer de praticá-lo, lembrando que o exercício tem forte impacto desde que você tenha uma regularidade e mantenha sempre seus níveis de aptidão física elevados.