Nos últimos dez anos, o número de praticantes de treinamento de força e funcional entre crianças e adolescentes aumentou de forma significativa. Empiricamente, acreditava-se que esse público não deveria ser submetido ao treinamento de força e funcional, em razão do possível comprometimento sobre o crescimento ósseo e articular. No entanto, atualmente, sabe-se que o treinamento de força e funcional pode ser realizado com segurança em crianças e adolescentes.
Dentre os principais benefícios gerados pelos treinamentos em crianças e adolescentes estão o aumento da força muscular, redução do risco de lesões nos esportes e nas atividades recreativas, bem como melhoria no desempenho nas atividades físicas. Esta modalidade também se demonstrou eficaz em vários indicadores de saúde como: melhora da composição corporal, densidade mineral óssea, perfil lipídico sanguíneo e saúde cognitiva.
É importante que os pais estimulem seus filhos para prática regular de exercícios de força e funcional, pois são essas modalidades que vão preparar o organismo, estrutura física e a cognição da criança e adolescente para a fase adulta.