A diabetes mellitus tem sido considerada uma epidemia em diversos países do mundo, sendo responsável por elevadas taxas de mortalidade prematura e gastos com saúde pública. Ela é uma doença caracterizada por um nível muito alto de glicose no sangue.
Sabe-se que boa parte dos casos de diabetes mellitus poderia ser evitada por uma mudança do estilo de vida, como adoção de alimentação saudável e prática regular de exercícios aeróbicos e de força muscular. A Associação Americana de Diabetes, juntamente com o Colégio Americano de Medicina Esportiva, recomenda que indivíduos com diabetes realizem 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos, divididos em pelo menos três vezes por semana, e que não permaneçam dois dias consecutivos sem exercícios físicos. Já os exercícios de força de intensidade moderada a vigorosa devem ser realizados de duas a três vezes por semana.
Os exercícios aeróbio e de força associados a bons hábitos alimentares são ferramentas importantes a fim de se obter efeitos benéficos na melhora do controle glicêmico do indivíduo com diabetes mellitus. Vale ressaltar a importância de uma avaliação médica mais detalhada e cuidados na intensidade dos exercícios por parte dos profissionais de educação física no momento da programação física.